91 Anos das Assembleias de Deus no estado de Sergipe

A Assembleia de Deus tem sua gênese com a chegada de um sargento do exército brasileiro, chamado Ormínio, oriundo desta igreja no Estado do Pará. Em 1927 ele foi o primeiro pregador pentecostal em terras sergipanas. Conforme a revista Jubileu de Ouro da Assembleia de Deus no Estado de Sergipe (1982), o militar iniciou um trabalho evangelístico e logo conseguiu agregar mais pessoas à sua fé, contudo, o fato dele não ser um obreiro, o impossibilitava realizar batismos nas águas. Em sua missão fez contato com a igreja de Maceió/AL, e de lá, enviaram o Pr. João Pedro da Silva, o qual realizou vários batismos. Tempo depois, o obreiro regressa a Alagoas e por isso o trabalho em Sergipe não alcançou, naquele momento, o êxito esperado.

A Assembleia de Deus em Aracaju realizou seus primeiros cultos na Avenida Maranhão, N° 343, onde também foi a sede. Em 1935 transferiu-se para a Rua Bahia N° 836, sob a direção do Pr. Jorge Monteiro da Silva. A primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo em Aracaju foi Sancha Nascimento Santos.

A segunda cidade a receber as mensagens pentecostais no estado de Sergipe foi à cidade de Propriá, sendo que logo supriu as expectativas e espalhou a mensagem pelos territórios vizinhos obtendo também grandes êxitos e a mensagem do evangelho foi sendo propagada pelo interior e litoral do estado. Até 1958 passaram os seguintes pastores na igreja em Aracaju: Antônio Beltrão, Jorge Monteiro da Silva, José Francisco de Lima, Agenor Batista de Azevedo, Euclides Arlindo Silva, Aristóteles Bispo de Santana, Eugênio Rocha e novamente Euclides Arlindo Silva.

A partir de 1955 até 1979 foi construído mais nove templos na capital, sendo eles nos bairros, Santo Antônio, Bairro América, Lamarão, Santos Dumont, Jardim Centenário, Atalaia, Ponto Novo e no bairro 18 do forte. Neste mesmo período foram também construídos templos em muitos interiores, dentre eles estão o do campo de Maruim e Carmópolis, (Pr. Euclides Arlindo Silva), em Propriá (Pr. João Jaime Mota), Brejo Grande (Pr. Antônio Fernandes Neto), Ilha das Flores (Pr. José Agripino dos Santos), Neópolis (Pr. Jorge José dos Santos), Monte Alegre (Pr. Manoel Avelino de Lima), Nova Vida e Nossa Senhora das Dores (Pr. Antônio José dos Santos), Santa Rosa de Lima (Pr. José Calixto Franco), Malhador (Pr. Antônio
Rodrigues Lima, Ribeirópolis (Pr. Manoel Oliveira dos Santos), Itabaiana (Pr. Álvaro Marques Correa), Carira, Campo do Brito, Mariquita e Lagarto (Pr. Aniator Nery dos Santos). O crescimento não parou, atualmente existe Assembleia de Deus em todos os municípios do estado, e também em vários
povoados. Ao todo são 741 templos em todo o estado.

No dia 15 de dezembro de 1989, com apenas 36 anos de idade, o nosso Pastor Presidente assumia a
Presidência das Assembleias de Deus no estado de Sergipe. Ao seu lado, sua esposa, a Missionária Rosa
Angélica, que juntamente com toda a igreja presente, viu o Pr. José Rodrigues Sobrinho passar o Pastorado na Igreja Sergipana ao Rev. Virginio de Carvalho Neto.

As Cruzadas Cristo Liberdade e Vida, que percorreu todo o Estado, marcou vidas e alcançou diversas
almas para Cristo. Mais que isso, muitos dos obreiros que hoje servem ao Senhor são frutos desse período.

Tudo isso feito através da pregação da palavra e oração, assim foi criado o AFIADESE, que é APOIO
FEMININO DE INTERSEÇÃO DAS ASSEMBLEIA DE DEUS, que ao longo dos anos vem sendo um
sustentáculo para igreja, para glória de Deus.

Uma Igreja Missionária

E com essa visão de alcançar almas para o Reino, mas de também cuidar daqueles que CUIDAM, A Missão
Reviver, tem desenvolvido um trabalho socio-evangelístico que tem ultrapassado fronteiras de estados, países e continentes. Alcançando desde as tribos indígenas no norte do Brasil até os Garibous no
continente Africano, levando também esperança e a palavra de vida para aqueles que já não mais
acreditam em Deus.

Ao decorrer deste tempo, vitorias e conquistas foram alcançadas para a honra e gloria do nosso Deus. A obra do Senhor tem crescido e mesmo em meio às adversidades Deus tem sempre cuidado e concedido as estratégias necessárias para o bom andamento da Obra.

Sergipe vive o verdadeiro Avivamento! Frutos que estão sendo colhidos ao longo dos anos, atendo-se sempre a Oração, Evangelização e Cuidado com as almas e o corpo de Cristo.

24 fevereiro, 2023

©2022 IEADSE