Florecer

Cantares 2:13

Sabemos quão bonito é um jardim florido. Não é à toa que Deus criou o homem e a mulher e os colocou para morar num jardim. Não foi numa casa ou em um belo palácio! Flores alegram a existência, encantam os olhos e perfumam o ambiente. Talvez, por isso, temos hinos cantados e  pregações que  tipificam  Jesus e a igreja com o noivo e a noiva de Cantares: “Eu sou a Rosa de Saron, o Lírio dos vales Cantares 2: 1,2.

Fato é que se vivemos para o Senhor, flores devem crescer no jardim da nossa vida – mesmo que não vivamos em um jardim! Porque já vi flores que teimam em nascer entre pedras, em cactos, nas calçadas movimentadas e até mesmo entre espinhos.

Gosto de pensar em nós, mulheres de Deus, como variadas espécies de flores plantadas, regadas, adubadas, podadas, cuidadas tão de perto pelo Jardineiro Celestial que espera o tempo certo para florescermos. Florescer é o processo natural da vida. Entretanto, nem todas florescem.

Penso que florescer trata-se de identidade, de propósito e de amadurecimento.

IDENTIDADE: . Jesus nos devolve a identidade que o inimigo nos roubou. Colossenses 1:13 diz que Ele nos libertou e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. O mundo diz Você é o que você está vendo no espelho. Empodere-se! A Bíblia diz que somos o que Deus diz que nós somos: filhas. Salmo 139 diz que o Senhor nos formou no ventre da nossa mãe, somos feitura Dele nos mínimos detalhes. Somos amadas, cuidadas, resgatadas. Eva caiu por não reconhecer quem ela era e dar ouvido ao inimigo sendo, então, convencida que lhe faltava algo.  Assim como no Éden, vamos ouvir:  “Falta algo em você” “Você não é valorizada! ”.  Precisamos estar cientes de quem somos em Cristo e assim resistirmos a tais pensamentos. Aprendamos com o filho pródigo: O que teu Pai dá a outra não diminui sua posição – você continua sendo filha.

PROPÓSITO: Eu me comporto de acordo com aquilo que acredito ao meu respeito e de acordo onde quero chegar. Seus hábitos dizem muito sobre como você trata a sua vida e seus projetos. Em Atos lemos que os primeiros cristãos eram chamados “Os do Caminho”. Porque ser cristã não se trata apenas de doutrinas e sim, de andar no Caminho com propósito, olhando para o alvo a ser alcançado. É tomar a sua cruz, é renúncia, é ter domínio , é fazer aquilo que você não quer fazer, mas sabe que deve fazer por causa do objetivo. Mulheres que não entendem o que é sacrificar. Não existe vida com propósito sem sacrifício. E nessa caminhada vai ter muitas distrações, vai ter momento que você vai ter que escolher acreditar nos problemas ou nas promessas de Deus. Portanto, ainda que amigos com boa intenção queiram nos tirar do propósito, tal como Pedro tentou tirar Jesus do seu propósito (Mt.16:22); ainda que tempestades venham abalar nossa estrutura; ainda que o propósito pareça tão longe, temos que viver esperando a primavera chegar e ela vai chegar! Oro à Deus que, enquanto você estiver lendo este artigo uma brisa suave te mova e te faça florescer para cumprir o propósito de Deus.

AMADURECIMENTO: Maturidade é você agir, falar e pensar de acordo com a idade que você tem. O mundo diz: Só faça o que ama fazer. Sabemos que 80% do que se faz na vida adulta são coisas que a gente não gosta de fazer. Uma mulher que vive na romantização dessa frase é imatura e frustrada. E por causa da imaturidade não vai conseguir florescer, alimentar o objetivo que Deus tem para sua vida.

Quantas de vocês estão fazendo coisas que não condiz com a sua idade? Hábitos infantis como esperar que os pais escolham o que vai fazer; mulheres que trazem seus parentes para sua vida de casada, mulheres que reclamam porque são tratadas como adolescentes mesmo tendo passado dos 20, mas agem como se fossem ainda adolescentes: Não acordam cedo, ficam no celular o tempo todo. Mulheres que vivem de acordo com a Regra do Mínimo Esforço e pensam: “Assim está bom. Não preciso fazer o melhor”. E depois reclamam porque as flores não aparecem! Mulheres de 50, 60 anos disputando com suas jovens noras pela a atenção e amor do seu filho esquecendo-se que a Bíblia adverte para que as mulheres mais velhas sejam reverentes na sua maneira de viver e ajudem as mais novas a amarem seus maridos (Tt.2).  Mulheres que Deus quer dar alimento sólido, que Deus quer usar como coluna na Obra e ainda estão no leite ( I Co.3). Talvez o que você precisa para florescer é sair do leite. Mulheres que não conseguem avançar na vida espiritual porque não sentem um arrepio. Se me acostumar a me mover pelo que sinto não vou amadurecer nem emocionalmente nem espiritualmente. Se não leio a Bíblia porque não sinto vontade ou se me ajoelho e não sinto nada, logo me levanto esquecendo-me de viver pela fé. Não existe vida com Deus baseada somente em arrepios.

A presença de Deus é refrigério, se a gente não se firmar na presença dele quando vier a tempestade as flores caem e nós também! Que possamos entender nossa identidade, nosso propósito e a estação que estamos na vida. Nossa visão mudará se tivermos esse entendimento. Vamos amadurecer para florescer e trazer beleza aos que se aproximarem de nós?

Por Graça Pimentel

8 agosto, 2022

©2022 IEADSE