O QUE É A ORAÇÃO?
A CHAVE PARA ABRIR AS RIQUEZAS DE DEUS.
MT 15:25. “Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Disse a mulher cananéia a Jesus”.
O COLÍRIO PARA ENXERGAR A AÇÃO DE DEUS.
II RS 6:17. “Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que abras os olhos para que veja. O Senhor abriu e ele viu”.
O CANAL DA PAZ.
FL 4:6,7. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.
O ABRIGO NOS PERIGOS.
NE. 4:9 “Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles”.
A PROTEÇÃO SEGURA.
EF 6:18. “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”.
O CAMINHO PARA A FORÇA E A COMUNHÃO.
AT. 4: 31-33 “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do espírito santo, e anunciavam com ousadia a palavra de deus. e era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”.
O ESCAPE EM TODAS AS NECESSIDADES.
AT 12:5. “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus”.
A ORAÇÃO É O MEIO PARA RECEBERMOS A PROVISÃO DO SENHOR.
MC.6:43 “e levantaram doze alcofas cheias de pedaços de pão e de peixe”. ML. 3;7 b. “tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos exércitos;”
O NOSSO DEUS PELEJA POR NÓS.
NE. 4:20. “No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso deus pelejará por nós”.
A oração do profeta Jonas é um exemplo de oração. Embora não fosse possível pronunciar palavras, ou assumir uma posição de reverência, ele confiou em Deus e expressou a sua confiança, ele disse:
“Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu Santo templo. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento…” (Jonas 2:8-10).
Basta lembrar-se de Deus que a sua lembrança será contada como oração.
Basta lembrar-se de Deus que, a sua lembrança será como um grito, e Deus te ouvirá, mesmo que das profundezas do abismo. Deus não é como o injusto juiz, que precisa ser importunado para atender quem o chamar (lc 18:2 ).
Perseverar em oração se trata mais da disposição do nosso coração em se relacionar com Deus. E um dos motivos pelos quais perseveramos, mantendo constante a conversa com Deus, é porque é ele mesmo que nós encontramos ao orar. E ele é bom! E atende ao nosso clamor.
Veja o que Jesus disse sobre a oração que é respondida. Marcos 11:24 diz: tudo o que vocês pedirem em oração creiam que já o receberam, e assim lhe sucederá. Devemos pedir e crer.
A oração é uma das questões mais importantes na vida de um crente, pois é assim que temos que nos comunicar com o nosso Deus.
Persista irmão, persista em pedir. Há poder na oração o nosso Deus está aqui. A palavra de Deus nos ensina a perseverar em oração. Não desistir até ver a bênção concretizada. Ele nos diz: pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra, e, a quem bate, abrir-se-lhe-á (Mt 7.7,8).
Precisamos entender o que é a oração. Oração significa conversar com Deus, é o diálogo que devemos manter todos os dias com o nosso Pai. É através da oração que temos comunhão com Deus, e é através dessa comunhão que sentimos o criador perto de nós. Todos os que oram confiam ao Pai os seus problemas, medos, dificuldades, mas não podemos deixar de agradecer por tudo que temos e somos.
A perseverança na oração nos leva a crer que o Pai está nos ouvindo e que conforme a tua vontade atenderá os nossos pedidos. É claro que ouvir um não como resposta é algo que não queremos, mas quando entendemos que a vontade de Deus é melhor que a nossa, deixamos de lado o nosso “ego” e continuamos firmes no propósito de oração e comunhão com Deus.
Perseverai em oração, perseverai em oração porque quem ora tem vitória e Jesus Cristo manifesta a sua glória.
Sejam perseverantes na oração!
“Orem no espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (EFÉSIOS 6.18)
Desenvolva uma vida perseverante de oração. Esta é uma recomendação bíblica. O texto de hoje nos chama atenção para a necessidade que temos de nos tornar perseverantes na oração: “perseverem na oração”.
Perseverança significa persistência. Perseverar em oração é o mesmo que orar sem desistir.
Peter H. Davids diz que a perseverança não é virtude passiva, ou que a pessoa obtém mediante esforço próprio, com ranger de dentes, mas é traço do caráter que se desenvolve, se firma e se molda ao redor da fidelidade centralizada em Cristo.
Uma vida perseverante na oração não surge de uma noite para o dia, pois, é um processo. A palavra grega traduzida por “perseverança” ou “paciência”, é hypomoné, que significa “ação de perseverar, sofrer, suportar calma e heroicamente”.
Missionária Rosa Angélica
25 julho, 2022©2022 IEADSE