Relacionamento – Pr. Roberto Morais

A habilidade de afirmar boa convivência com seus semelhantes. (João 13.34)  

Os ensinos preciosos de Jesus Cristo, durante as últimas instruções, revelam a funcionalidade de uma relação para o cristão. Primeiro, deve prevalecer um entrosamento entre cristãos verdadeiros. Aqueles que obedecem a Palavra de Deus devem viver como irmãos em Cristo Jesus (Jo 13.34). O especial amor entre aqueles que caminham para o céu, ainda que  tenham divergências doutrinárias, é o exercício de uma vida familiar cristã futura e maior. Ler-se nas escrituras que Deus será para vós Pai e e vós sereis para para Ele filhos e filhas (2 Cor. 6.18). Em segundo lugar, deve-se tratar todo aquele que é importuno, com amor (Mt. 5.44). Não podemos fugir da realidade de que alguns se constituem nossos inimigos. Só não devemos reagir de maneira semelhante. O que fazer? Posso dizer que o inesperado, amá-los. Sim, foi exatamente isso que o Filho de Deus nos incumbiu. Agora imagine afeiçoar alguém que é seu inimigo. Se Cristo ordenou é porque sabe que nada perderemos ao agirmos assim; Ele é justo. Terceiro, contemplar todo aquele que nos maldizer com palavras de elogio, abençoar (Mt. 5.44). Parece ser nada  justo. Bastava não maldizer e pronto. Mas não, a Palavra nos diz que devemos bendizer. Por que será? Somos filhos de Deus. Sendo assim, devemos buscar fazer o bem aos justos e injustos, assim como o Pai Celestial (Mt. 5.45). Em quarto lugar, se formos odiados devemos fazer o bem (Mt. 5.44). Execrados por alguém aceitável seria esquecer, afastar desse. Não. O cristão mostrará que seu viver é Cristo. Faça o bem. Tratar como bem-querido, apreciado. Deus dará graça diferenciada. Quinto, se maltratados e perseguidos temos que orar por estes que tais coisas nos fazem. O Mestre diz: “…para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” Mas o que dizer em oração? Livramento? Pode ser. O que mais dizemos quando estamos sendo perseguidos? Vale pedir forças para não ser alcançado. Vamos lembrar de Davi quando fugia de Saul. Quando teve a chance de livrar-se de Saul, não o fez. Sendo bastante fiel ao ensino de Deus, ore por aquele que te persegue. Peça para que sua mente seja aberta pela palavra de Deus. Que gere fé e amor. Não são coisas fáceis de praticar, reconheçamos. Basta lembrar que ao participar de um debate teológico com mestres da lei Jesus disse que o primeiro e o maior dos mandamentos era amar a Deus de maneira plena e o segundo maior era amar ao próximo como a si mesmo. Ao esclarecer algo que era uma discussão antiga entre doutores da lei Jesus aproveita e diz a estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Lei e os Profetas (Mt. 22.40. Ou seja, eles abrangem tudo que Moisés e os profetas falaram. O esforço vale a pena. Além de mostrar que temos amor para dar, outros mandamentos serão cumpridos se mantivermos um relacionamento regado com amor.

Pr. Roberto Morais.

18 julho, 2022

©2022 IEADSE