Você sabe o que é Outubro Rosa?

O mês de Outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas ao câncer de mama.

A campanha do Outubro Rosa tem o papel importante de alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção contra o câncer de mama, pois tendo um diagnóstico precoce há mais chances de tratar a doença, reduzindo assim a mortalidade causada por este mal. Quando descoberto na fase inicial o tumor pode ser tratado fazendo com que não aumente o tamanho e nem atinja outros órgãos. 

A mamografia é o principal exame de alta precisão para diagnosticar de forma inicial o tumor do câncer de mama. A mamografia de rastreamento é feita em mulheres acima de 50 anos de idade até os 69 anos de idade , realizados a cada dois anos. Não é indicado ser realizado antes dos 50 anos de idade, pois as mamas são mais densas e com menos gorduras , podendo assim trazer resultados incorretos. Já em mulheres com idade entre 25 e 49 anos de idade deve ser realizada o exame clínico das mamas e a ultrassonografia mamária 1 vez ao ano para acompanhar e se ter um diagnóstico de possíveis alterações. Só é indicado realizar a mamografia caso a mulher tenha dois ou mais fatores de risco pré existentes. 

As mulheres acima de 70 anos de idade o risco é maior de o exame revelar um tipo de câncer que não causa danos a mulher. 

Autoexame

O autoexame é feito pela própria mulher em casa, 7 dias após a menstruação e após a menopausa deve-se escolher 1 dia no mês para ser realizado.

No autoexame a mulher observa nos seios se há presença de nódulos , se a aparência está diferente, e se está saindo alguma secreção, por isso, há a necessidade das mulheres se auto conhecerem para que numa possível alteração o nódulo possa ser identificado e tratado o mais rápido possível.

1• O autoexame deve ser feito em pé de frente ao espelho, onde deve-se observar a forma, tamanho e posição do mamilo; 

2• Durante o banho ou deitada , levantar o braço esquerdo e apoiar sobre a cabeça , e com a mão direita esticada examinar a mama esquerda com as polpas dos dedos sentir a mama, fazendo movimentos circulares , repetir procedimento com a outra mama. 

Caso sinta alguma diferença na textura ou presença de nódulos , a mulher deve procurar um atendimento médico com um ginecologista para que seja feito exame clínico ou solicitação de uma mamografia.

Fatores de risco

– Casos de câncer de mama na família (mãe ou irmã); 

– Exposição à radiação na região do seio antes dos 40 anos de idade; 

– Alto consumo de carne vermelha; 

– Mamas densas ; 

– Obesidade

Dicas importantes

Realizar exames periódicos e manter exames de rotina em dia é essencial para se ter um diagnóstico precoce, pois quanto antes for descoberto o tumor, mais chances de ser tratado com rapidez. Por isso a mulher deve se auto examinar.

-Lembrando que nem todo caroço é sinal de câncer de mama!

11 outubro, 2022

©2022 IEADSE